SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número02O professor de biologia em formação: reflexão com base no perfil socioeconômico e perspectivas de licenciandos de uma universidade públicaOrigem da vida: como licenciandos em ciências biológicas lidam com este tema? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313

Resumo

GOMES, Luciano Carvalhais; FUSINATO, Polônia Altoé  e  NEVES, Marcos César Danhoni. Análise da relação entre força e movimento em uma revista de divulgação científica. Ciência educ. [online]. 2010, vol.16, n.02, pp.341-353. ISSN 1516-7313.

O objetivo desta pesquisa foi fazer uma análise crítica das concepções alternativas sobre força e movimento na revista Superinteressante. Para embasar essa análise, fizemos uma revisão bibliográfica sobre o tema, abrangendo desde a teoria dos movimentos naturais de Aristóteles até as três leis de Newton. Em seguida, fizemos uma comparação das concepções encontradas em várias pesquisas sobre esse assunto com as desses pensadores. Guiados por essa revisão bibliográfica, concluímos que muitas das concepções dos estudantes sobre força e movimento estão presentes na revista, mas em percentagem menor, comparadas com as encontradas nessas pesquisas. O que exige, dos educadores interessados na aprendizagem significativa dos seus alunos, cuidados especiais em sua utilização como um recurso didático.

Palavras-chave : Ensino de Física; Concepções Alternativas; Força e Movimento; Análise de Conteúdo; Divulgação Científica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )