SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número02Análise da relação entre força e movimento em uma revista de divulgação científicaO uso de textos de divulgaçao científica para o ensino de conceitos sobre ecologia a estudantes da educação básica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313

Resumen

NICOLINI, Livia Baptista; FALCAO, Eliane Brígida Morais  y  FARIA, Flavio Silva. Origem da vida: como licenciandos em ciências biológicas lidam com este tema?. Ciência educ. [online]. 2010, vol.16, n.02, pp.355-367. ISSN 1516-7313.

A presente pesquisa identificou e analisou a representação social do tema origem da vida entre estudantes da licenciatura em Ciências Biológicas de uma universidade federal do Rio de Janeiro. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário, e seus resultados analisados qualitativamente, de acordo com a metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). A análise e discussão dos resultados permitiram concluir que a representação social dos licenciandos, em relação ao tema proposto, apresenta elementos de uma cultura religiosa e de uma cultura científica. A análise dos elementos científicos nos permitiu identificar algumas deficiências nos conhecimentos expressos por esses sujeitos; apresentamos indícios de que essas deficiências derivam basicamente de duas fontes: (a) a ausência de abordagem específica do tema no curso de graduação da universidade pesquisada e (b) o conteúdo dos livros didáticos do Ensino Médio.

Palabras clave : Origem da Vida; Formação Inicial de Professores de Biologia; Ciências Biológicas; Crenças Religiosas; Ensino de Ciências.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )