SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue02Origem da vida: como licenciandos em ciências biológicas lidam com este tema?Concepções e práticas de educação ambiental de professores de uma escola pública author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313

Abstract

PERTICARRARI, André; TRIGO, Fernando Rossi; BARBIERI, Marisa Ramos  and  COVAS, Dimas Tadeu. O uso de textos de divulgaçao científica para o ensino de conceitos sobre ecologia a estudantes da educação básica. Ciência educ. [online]. 2010, vol.16, n.02, pp.369-386. ISSN 1516-7313.

O objetivo desta pesquisa foi avaliar o processo de aprendizagem de alunos do Ensino Básico a partir do uso de texto de divulgação científica desenvolvido pela Casa da Ciência do Hemocentro de Ribeirão Preto, com participação de pesquisadores. A prática pedagógica foi baseada em estudo de texto como técnica de ensino e consistiu na leitura, estudo e discussão do texto sobre Ecologia chamado "Lago e floresta: tão diferentes, mas muito semelhantes", o qual abordava o funcionamento dos ecossistemas. Foram aplicados questionários para avaliação da articulação de conceitos apresentada pelos alunos, cujas respostas foram analisadas de acordo com os objetivos cognitivos de Bloom. Com os resultados obtidos, pode-se afirmar que o uso de texto adequadamente preparado, associado à ação do professor como mediador, interferindo no processo cognitivo, e do aluno como agente ativo, possibilitou que os alunos fossem além do conhecimento de terminologias e fatos, importantes para a aprendizagem significativa.

Keywords : Ensino de Ciências; Ensino-Aprendizagem; Divulgação Científica; Difusão do Conhecimento.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )