SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número02O uso de textos de divulgaçao científica para o ensino de conceitos sobre ecologia a estudantes da educação básicaEmpresariado e ambiente: algumas considerações sobre a educação ambiental no espaço escolar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313

Resumo

VALENTIN, Leirí  e  SANTANA, Luiz Carlos. Concepções e práticas de educação ambiental de professores de uma escola pública. Ciência educ. [online]. 2010, vol.16, n.02, pp.387-399. ISSN 1516-7313.

Os dados e análises que apresentaremos neste artigo resultam de investigação sobre a realização de projetos de educação ambiental na escola pública, cujo objetivo principal foi investigar as concepções e práticas de Educação Ambiental de professores que afirmam realizar tais ações. A coleta de dados foi feita por meio de análise documental, entrevistas semi-estruturadas e de observação. As concepções de professores acerca da Educação Ambiental orientam, de certa forma, a maneira como eles interpretam as finalidades atribuídas a ela e o tipo de práticas a que recorrem para alcançá-las. Na investigação feita, constatou-se que essas concepções e práticas eram de natureza comportamental e focavam-se na resolução de problemas de modo pragmático, revelando-se limitadas no desenvolvimento de atividades de Educação Ambiental por meio de projetos.

Palavras-chave : Educação Ambiental; Projeto; Escola Pública; Concepções; Práticas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )