SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número02Empresariado e ambiente: algumas considerações sobre a educação ambiental no espaço escolarA atividade de ensino e o desenvolvimento do pensamento teórico em matemática índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313

Resumen

RODRIGUES, Carla Gonçalves; KRUGER, Verno  y  SOARES, Alessandro Cury. Uma hipótese curricular para a formação continuada de professores de ciências e de matemática. Ciência educ. [online]. 2010, vol.16, n.02, pp.415-426. ISSN 1516-7313.

Este artigo relata o desenvolvimento e a análise de uma proposta curricular para a evolução das concepções didático-metodológicas de professores de Ciências e de Matemática do Ensino Básico. Essa proposta desenvolveu-se no contexto do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas. Os objetivos, a estrutura curricular e as metodologias de ensino utilizadas foram referenciados pela proposta de formação continuada de professores do Grupo DIE-IRES, da Universidade de Sevilla, Espanha, que tem como meta desejável, a formação de um professor autônomo e investigador de sua ação docente, em um processo no qual os saberes didático-metodológicos e disciplinares são conteúdos relevantes para a complexificação de seu conhecimento profissional e de sua prática pedagógica.

Palabras clave : Ensino de Ciências e Matemática; Formação Continuada de Professores; Currículo.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )