SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número02Uma hipótese curricular para a formação continuada de professores de ciências e de matemáticaAulas de ciências na oitava série do ensino fundamental: uma proposta de projeto curricular como processo em construção índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313

Resumen

CEDRO, Wellington Lima; MORAES, Silvia Pereira Gonzaga de  y  ROSA, Josélia Euzébio da. A atividade de ensino e o desenvolvimento do pensamento teórico em matemática. Ciência educ. [online]. 2010, vol.16, n.02, pp.427-445. ISSN 1516-7313.

Neste artigo, buscamos refletir sobre a formação do pensamento teórico-matemático nos estudantes, tomando por base os pressupostos da perspectiva histórico-cultural. Apoiando-nos em estudos de Vigotski, Leontiev, Davídov e, mais recentemente, de Moura e Lanner de Moura, discutimos a relação entre o ensino, a aprendizagem e a formação do pensamento teórico em Matemática, tendo como base a atividade de ensino.

Palabras clave : Ensino de Matemática; Pensamento Teórico; Atividades de Ensino.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )