SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número02A atividade de ensino e o desenvolvimento do pensamento teórico em matemáticaRaciocínio moral na tomada de decisões em relação a questões sociocientíficas: o exemplo do melhoramento genético humano índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313

Resumen

SILVA, Daniela Rodrigues da  y  DEL PINO, José. Aulas de ciências na oitava série do ensino fundamental: uma proposta de projeto curricular como processo em construção. Ciência educ. [online]. 2010, vol.16, n.02, pp.447-464. ISSN 1516-7313.

Este artigo apresenta o planejamento e desenvolvimento de um projeto curricular construído enquanto processo, com o intuito de organizar estratégias metodológicas, entre elas a resolução de problemas, e completar, assim, uma proposta pedagógica com pressupostos construtivistas. A pesquisa foi realizada com uma turma de oitava série do Ensino Fundamental, na disciplina de ciências. A participação de um professor pesquisador, capaz de realizar a interlocução entre teoria e prática, e o diálogo entre professora e alunos tornaram-se elementos determinantes para a estruturação do projeto curricular, buscando a abordagem de conceitos científicos ao mesmo tempo em que necessidades e interesses do grupo em estudo pudessem ser debatidos. A interação em sala de aula e as produções dos alunos, a partir das estratégias utilizadas, foram componentes de análise e discussão para direcionar o desenvolvimento da proposta, e modificaram o comportamento e os hábitos dos sujeitos envolvidos no processo.

Palabras clave : Ensino de Ciências; Currículo de Ciências; Interação; Pesquisa em Ensino de Ciências; Educação Básica.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )