SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número02Aulas de ciências na oitava série do ensino fundamental: uma proposta de projeto curricular como processo em construçãoNanociência e nanotecnologia como temáticas para discussão de ciência, tecnologia, sociedade e ambiente índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313

Resumen

GUIMARAES, Márcio Andrei; CARVALHO, Washington Luiz Pacheco de  y  OLIVEIRA, Mônica Santos. Raciocínio moral na tomada de decisões em relação a questões sociocientíficas: o exemplo do melhoramento genético humano. Ciência educ. [online]. 2010, vol.16, n.02, pp.465-477. ISSN 1516-7313.

Nos últimos anos, os avanços nas Ciências Biológicas têm levado a sociedade a discutir diversas questões no campo da moral e da ética. Questões como engenharia genética, clonagem e pesquisas com células-tronco são questões chamadas de sociocientíficas por estarem na interface entre a ciência e a sociedade. Nesse trabalho buscamos entender como estudantes de Ensino Médio percebem e interpretam questões relacionadas à manipulação genética em seres humanos. Houve divisão de opiniões em relação à eugenia negativa, que se destina a remover características desfavoráveis das pessoas; mas a eugenia positiva, que busca melhoramento de características estéticas, foi rejeitada por todos os estudantes. As variações nas opiniões em relação ao assunto tratado podem ser, em grande medida, devidas às representações sociais dos estudantes.

Palabras clave : Ensino de Biologia; Raciocínio Informal; Raciocínio Moral; Questões Sociocientíficas.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )