SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número02Raciocínio moral na tomada de decisões em relação a questões sociocientíficas: o exemplo do melhoramento genético humanoImagens em narrativa: contraposição cultural e interdisciplinaridade no ensino fundamental índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313

Resumen

SIQUEIRA-BATISTA, Rodrigo et al. Nanociência e nanotecnologia como temáticas para discussão de ciência, tecnologia, sociedade e ambiente. Ciência educ. [online]. 2010, vol.16, n.02, pp.479-490. ISSN 1516-7313.

A educação científica e tecnológica tem sido intensamente discutida hodiernamente, tendo em vista o compromisso último das diferentes instituições de ensino: formar cidadãos capazes de entender o mundo no qual estão inseridos. Com efeito, a apreciação de temas da atualidade se constitui em abordagem bastante salutar para motivar as discussões sobre tais temáticas em sala de aula. Neste domínio se inserem a nanociência e a nanotecnologia, saberes que podem ser abordados de forma interdisciplinar, envolvendo as ciências exatas e da natureza de forma articulada às ciências humanas e sociais. A proposição de eixos temáticos para o emprego da nanociência e da nanotecnologia como mote para o ensino de ciências, construídos a partir da revisão da literatura sob um enfoque ciência-tecnologia-sociedade-ambiente (CTSA) é o escopo do presente artigo.

Palabras clave : Ciência; Tecnologia; Sociedade e Ambiente (CTSA); Educação; Nanociência; Nanotecnologia.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )