SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número02Nanociência e nanotecnologia como temáticas para discussão de ciência, tecnologia, sociedade e ambiente índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313

Resumen

PALEARI, Lucia Maria  y  BIZ, Antonio Carlos. Imagens em narrativa: contraposição cultural e interdisciplinaridade no ensino fundamental. Ciência educ. [online]. 2010, vol.16, n.02, pp.491-506. ISSN 1516-7313.

Com as transformações pelas quais passa o conhecimento científico na atualidade, a narrativa transformou-se em tema de relevância, quando se pesquisam questões relativas à construção de significado na experiência humana. Investigada como técnica de ensino junto a alunos de 6ª série de Botucatu, São Paulo, os quais foram confrontados com o ambiente urbano de Salvaterra, Ilha de Marajó, revelou que a força das oposições binárias, previstas teoricamente, estimula a reelaboração de conceitos prévios, revisão e resignificação de valores e de condicionamentos sociais. A narrativa como técnica de ensino propicia aprendizagem efetiva, com o espectador organizando a sequência de imagens apresentada e fazendo emergir significado de acordo com as suas experiências e estrutura cognitiva.

Palabras clave : Ensino de Ciências; Narrativa; Imagens em Narrativa; Técnicas de Ensino; Interdisciplinaridade.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )