SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue03Os saberes docentes na formação inicial do professor de física: elaborando sentidos para o estágio supervisionadoAnálise da apropriação do conceito de volume sob a perspectiva da teoria da atividade author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313

Abstract

MACHADO, Vinicius  and  PINHEIRO, Nilcéia Aparecida Maciel. Investigando a metodologia dos problemas geradores de discussões: aplicações na disciplina de física no ensino de engenharia. Ciência educ. [online]. 2010, vol.16, n.03, pp.525-542. ISSN 1516-7313.

Para atender as diretrizes dos cursos de Engenharia (DCNs), no que tange à promoção de situações de ensino e aprendizagem que possibilitem a interação da ciência com a tecnologia em todas as dimensões da sociedade, decidiu-se pela construção de uma nova metodologia de ensino. Para tanto, buscaram-se orientações junto às DCNs, aos princípios educacionais do enfoque CTS e na Resolução de Problemas. Este trabalho apresenta uma investigação dos efeitos da metodologia dos Problemas Geradores de Discussões no ensino da Física, no primeiro período do curso de Engenharia de Produção em universidade pública do Paraná em 2008. A análise dos dados apontou para a pertinência da metodologia PGD nos cursos de Engenharia, pois permite abordar: o conhecimento formal da Física, a pesquisa e a discussão como forma de romper o tradicionalismo e promover uma nova forma de construir o conhecimento.

Keywords : Ensino e Aprendizagem; Ensino em Engenharia; Ciência-Tecnologia-Sociedade; Problemas Geradores de Discussões.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )