SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número03Os saberes docentes na formação inicial do professor de física: elaborando sentidos para o estágio supervisionadoAnálise da apropriação do conceito de volume sob a perspectiva da teoria da atividade índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313

Resumen

MACHADO, Vinicius  y  PINHEIRO, Nilcéia Aparecida Maciel. Investigando a metodologia dos problemas geradores de discussões: aplicações na disciplina de física no ensino de engenharia. Ciência educ. [online]. 2010, vol.16, n.03, pp.525-542. ISSN 1516-7313.

Para atender as diretrizes dos cursos de Engenharia (DCNs), no que tange à promoção de situações de ensino e aprendizagem que possibilitem a interação da ciência com a tecnologia em todas as dimensões da sociedade, decidiu-se pela construção de uma nova metodologia de ensino. Para tanto, buscaram-se orientações junto às DCNs, aos princípios educacionais do enfoque CTS e na Resolução de Problemas. Este trabalho apresenta uma investigação dos efeitos da metodologia dos Problemas Geradores de Discussões no ensino da Física, no primeiro período do curso de Engenharia de Produção em universidade pública do Paraná em 2008. A análise dos dados apontou para a pertinência da metodologia PGD nos cursos de Engenharia, pois permite abordar: o conhecimento formal da Física, a pesquisa e a discussão como forma de romper o tradicionalismo e promover uma nova forma de construir o conhecimento.

Palabras clave : Ensino e Aprendizagem; Ensino em Engenharia; Ciência-Tecnologia-Sociedade; Problemas Geradores de Discussões.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )