SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número03Análise da apropriação do conceito de volume sob a perspectiva da teoria da atividadeUm estudo de possíveis correlações entre representações docentes e o ensino de ciências e matemática para surdos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313

Resumen

MIARKA, Roger  y  BICUDO, Maria Aparecida Viggiani. Forma/ação do professor de matemática e suas concepções de mundo e de conhecimento. Ciência educ. [online]. 2010, vol.16, n.03, pp.557-565. ISSN 1516-7313.

Esta pesquisa busca trabalhar com diferentes concepções de mundo e de conhecimento, investigando a articulação entre o sentido que elas possuem para os professores de Matemática e suas concepções de ensino e de Educação. O estudo gira em torno de discussões que ocorreram em um curso de extensão para professores de Matemática. Esse curso tratou de concepções de mundo e de conhecimento, relacionando-as com diferentes regiões do saber, como Matemática, Física, Ecologia e Artes, focando a transição entre a concepção de mundo da Época Moderna para a concepção de mundo que vem se construindo na denominada Época Pós-moderna ou Contemporânea. A meta é compreender o sentido que aquelas concepções têm para os professores e destacar possíveis momentos de metacompreensão sobre a articulação entre essas concepções e sua prática docente. A metodologia utilizada é qualitativa, de uma perspectiva fenomenológica.

Palabras clave : Fenomenologia; Concepções; Conhecimento; Formação de Professores; Prática Docente.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )