SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue03A educação inclusiva na percepção dos professores de químicaEl modelo semicuántico de Bohr en los libros de texto author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313

Abstract

ALTARUGIO, Maisa Helena  and  VILLANI, Alberto. A experiência de uma formadora de professores de química: analisando suas ações e reflexões num curso de educação continuada. Ciência educ. [online]. 2010, vol.16, n.03, pp.595-609. ISSN 1516-7313.

Objetivou-se analisar a experiência de uma formadora num curso de formação continuada para professores de Química, ocorrido numa universidade pública do estado de São Paulo, em 2004. Os dados apresentados surgiram da observação da prática da formadora e de suas reflexões, nas quais ela própria evidencia ideias, conflitos, angústias e impressões sobre suas ações durante o curso. Entre a prática da formadora e suas reflexões, surgem contrastes que irão se tornar nosso foco de investigação. Interpretamos esses contrastes como a atuação de elementos inconscientes que ora favorecem ora dificultam a sua prática e nos mostram que nem sempre a reflexão e a ação atuam na mesma direção. Defendemos uma prática reflexiva mais profunda e questionadora dos sujeitos como possibilidade para produzir melhores efeitos na formação e na atividade docente. Conceitos do referencial teórico psicanalítico de Freud e Lacan serviram de base para a análise dos dados.

Keywords : Formação Continuada de Professores; Papel do Formador; Educação e Psicanálise; Reflexão Docente.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )