SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número03Formação inicial de professores de biologia: a metodologia colaborativa mediada pelo computador e a aprendizagem para a docênciaComo novos conhecimentos podem ser construídos a partir dos conhecimentos prévios: um estudo de caso índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313

Resumen

ALMEIDA, Argus Vasconcelos de  y  FALCAO, Jorge Tarcísio da Rocha. As teorias de Lamarck e Darwin nos livros didáticos de biologia no Brasil. Ciência educ. [online]. 2010, vol.16, n.03, pp.649-665. ISSN 1516-7313.

As teorias de Lamarck e Darwin são analisadas numa amostra de livros didáticos brasileiros de biologia, num período de sessenta anos. A de Darwin ocupa, nos livros didáticos, uma área maior do que a de Lamarck. Nestes é variável a extensão do conteúdo de Lamarck. Dentre os livros, destacam-se as edições do BSCS. Nestas, pela primeira vez, é apresentado o exemplo da figura do alongamento do pescoço da girafa, para ilustrar as diferenças de abordagem entre as teorias, e reproduzido desde então na maioria dos livros didáticos. Na teoria de Darwin, o principal conceito referenciado pelos autores é o da seleção natural, e, na de Lamarck, a herança dos caracteres adquiridos. As duas teorias são diferentemente apresentadas nos livros didáticos de biologia no Brasil. Darwin é apresentado como modelo de cientista e Lamarck como um teórico especulativo, tendo a sua teoria consideravelmente deformada, distante da formulação original.

Palabras clave : Evolução; Teorias de Lamarck e Darwin; Livros Didáticos de Biologia.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )