SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue03As teorias de Lamarck e Darwin nos livros didáticos de biologia no BrasilImportância da demarcação de saberes no ensino de ciências para sociedades tradicionais author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313

Abstract

TEIXEIRA, Francimar Martins  and  SOBRAL, Ana Carolina Moura Bezerra. Como novos conhecimentos podem ser construídos a partir dos conhecimentos prévios: um estudo de caso. Ciência educ. [online]. 2010, vol.16, n.03, pp.667-677. ISSN 1516-7313.

O presente artigo trata sobre o estudo de caso de como uma professora utiliza os conhecimentos prévios dos estudantes durante a abordagem de um novo conceito científico. Para tanto, foram realizadas filmagens de aulas de ciências durante a execução de uma sequência didática, a fim de investigar de que maneira os conhecimentos prévios dos estudantes eram tratados em sala de aula ao longo da abordagem do tema. A partir dos resultados encontrados, percebemos nas aulas observadas como a professora lidava com os conhecimentos dos estudantes. Identificamos que houve ocasiões em que ela os considerou e outras em que os desconsiderou. Apesar de ações antagônicas, tanto o fato de considerar quanto de desconsiderar parecem ter em comum a busca de manutenção de foco sob os conceitos, entendidos pela professora, como sendo os que devem ser objeto de atenção dos alunos.

Keywords : Conhecimentos Prévios; Ensino de Ciências; Estratégias de Ensino.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )