SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número03As teorias de Lamarck e Darwin nos livros didáticos de biologia no BrasilImportância da demarcação de saberes no ensino de ciências para sociedades tradicionais índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313

Resumen

TEIXEIRA, Francimar Martins  y  SOBRAL, Ana Carolina Moura Bezerra. Como novos conhecimentos podem ser construídos a partir dos conhecimentos prévios: um estudo de caso. Ciência educ. [online]. 2010, vol.16, n.03, pp.667-677. ISSN 1516-7313.

O presente artigo trata sobre o estudo de caso de como uma professora utiliza os conhecimentos prévios dos estudantes durante a abordagem de um novo conceito científico. Para tanto, foram realizadas filmagens de aulas de ciências durante a execução de uma sequência didática, a fim de investigar de que maneira os conhecimentos prévios dos estudantes eram tratados em sala de aula ao longo da abordagem do tema. A partir dos resultados encontrados, percebemos nas aulas observadas como a professora lidava com os conhecimentos dos estudantes. Identificamos que houve ocasiões em que ela os considerou e outras em que os desconsiderou. Apesar de ações antagônicas, tanto o fato de considerar quanto de desconsiderar parecem ter em comum a busca de manutenção de foco sob os conceitos, entendidos pela professora, como sendo os que devem ser objeto de atenção dos alunos.

Palabras clave : Conhecimentos Prévios; Ensino de Ciências; Estratégias de Ensino.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )