SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número03Como novos conhecimentos podem ser construídos a partir dos conhecimentos prévios: um estudo de casoTeorias de aprendizagem: pré-concepções de alunos da área de exatas do ensino superior privado da cidade de São Paulo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313

Resumen

BAPTISTA, Geilsa Costa Santos. Importância da demarcação de saberes no ensino de ciências para sociedades tradicionais. Ciência educ. [online]. 2010, vol.16, n.03, pp.679-694. ISSN 1516-7313.

Este artigo, de natureza teórica, objetiva apresentar a importância da demarcação de saberes no ensino de ciências para sociedades tradicionais. Para tanto, recorre aos argumentos centrais do Construtivismo contextual e do Pluralismo epistemológico. Antes disto, porém, pontua alguns conceitos básicos (cultura, conhecimentos científicos e conhecimentos tradicionais) e discute brevemente a trajetória do ensino de ciências no Brasil e sua relação com a diversidade cultural. A demarcação de saberes no ensino de ciências para sociedades tradicionais permitirá, aos estudantes, a compreensão de que existem outras vias de explicação da natureza, além daquelas que fazem parte dos seus cotidianos. Sendo assim, os estudantes terão as suas visões de natureza ampliadas, podendo aplicar os saberes que têm ao seu dispor nos momentos em que forem apropriados. Consequentemente, também contribuirá para o respeito e manutenção dos conhecimentos tradicionais.

Palabras clave : Conhecimentos Científicos; Conhecimentos Tradicionais; Demarcação de Saberes; Construtivismo Contextual; Pluralismo Epistemológico.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )