SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número03Importância da demarcação de saberes no ensino de ciências para sociedades tradicionaisO que pensam os professores sobre a função da aula expositiva para a aprendizagem significativa índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313

Resumen

GOMES, Rolfi Cintas et al. Teorias de aprendizagem: pré-concepções de alunos da área de exatas do ensino superior privado da cidade de São Paulo. Ciência educ. [online]. 2010, vol.16, n.03, pp.695-708. ISSN 1516-7313.

Este trabalho busca analisar as preferências de aprendizagem de alunos de cursos superiores na área de Ciências Exatas, de maneira a verificar que aspectos das principais teorias de aprendizagem se tornam mais adequados a este perfil de aluno. Para isso, foram observados os principais elementos das Teorias de Ensino e Aprendizagem Comportamentalista, Construtivista, Sociointeracionista, Racionalista e Significativa, e sintetizados em um formulário de perguntas de múltipla escolha. Foi estudado um grupo de alunos de uma Universidade da cidade São Paulo, sendo 26 alunos do primeiro ano do curso de Ciência da Computação e 22 alunos de Engenharia Mecânica, formando uma população de 48 alunos. Os resultados desta pesquisa são explicitados e algumas considerações a respeito são apresentadas neste artigo.

Palabras clave : Preferências de Aprendizagem; Teorias de Aprendizagem; Ensino Superior; Ciência da Computação; Engenharia Mecânica.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )