SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número03Teorias de aprendizagem: pré-concepções de alunos da área de exatas do ensino superior privado da cidade de São PauloEnfrentamento de problemas conceituais e de planejamento ao final da formação inicial índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313

Resumen

PACCA, Jesuína Lopes de Almeida  y  SCARINCI, Anne Louise. O que pensam os professores sobre a função da aula expositiva para a aprendizagem significativa. Ciência educ. [online]. 2010, vol.16, n.03, pp.709-721. ISSN 1516-7313.

Professores são convidados a introduzir uma aula expositiva numa sequência didática planejada. Os professores tiveram bastante dificuldade para localizar a atividade dentro do que concebiam sobre ensino e aprendizagem significativa. Diante da tarefa proposta, procuraram sistematizar os conteúdos anteriormente desenvolvidos na sala de aula, atribuindo novo sentido à estratégia, sem abandonar a importância de ouvir o aluno e de articular adequadamente os conceitos. A aula expositiva de cada um foi ressignificada, aparecendo com posição definida na sequência pedagógica e com conteúdo significativo em relação ao nível de conhecimento do aprendiz. A conclusão fundamental foi que, mesmo sem ser explícito, era possível haver diálogo entre os saberes do professor e dos alunos, o que parece ter ocorrido também com os professores enquanto aprendizes no programa de formação.

Palabras clave : Construtivismo na Sala de Aula; Aula Expositiva Construtivista; Aprendizagem Significativa; Formação de Professores.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )