SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número03O que pensam os professores sobre a função da aula expositiva para a aprendizagem significativa índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313

Resumen

USTRA, Sandro Rogério Vargas  y  HERNANDES, Claudio Luiz. Enfrentamento de problemas conceituais e de planejamento ao final da formação inicial. Ciência educ. [online]. 2010, vol.16, n.03, pp.723-733. ISSN 1516-7313.

Apresenta-se uma reflexão sobre o processo de enfrentamento de problemas por futuros professores de Física, no período de estágio supervisionado, a partir de modelos construídos numa pesquisa desenvolvida junto a um grupo de professores em formação continuada. A atuação em grupo também foi preferida pelos estagiários para enfrentar problemas relacionados ao planejamento didático e de ordem conceitual. Os professores, quanto aos problemas conceituais, são mais persistentes ao tentarem resolvê-los, o que está associado ao contexto próprio de sua atuação, distinto daquele dos estagiários. O engajamento dos estagiários no enfrentamento de problemas genuínos associados ao planejamento, à semelhança do que ocorreu no grupo de professores, representou um processo importante para a construção do conhecimento profissional, individual e coletivo. As contribuições do trabalho apontam para o fortalecimento das disciplinas de práticas de ensino na formação inicial e sugerem atividades para a formação continuada.

Palabras clave : Formação Docente; Complexidade na Sala de Aula; Desenvolvimento Profissional; Enfrentamento de Problemas; Planejamento Didático.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )