SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número01Perspectivas de historia y contexto cultural en la enseñanza de las ciencias: discusiones para los procesos de enseñanza y aprendizajeDiscursos híbridos nas memórias das licenciaturas em ciências em uma instituição universitária índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313

Resumo

JULIO, Josimeire; VAZ, Arnaldo  e  FAGUNDES, Alexandre. Atenção: alunos engajados análise de um grupo de aprendizagem em atividade de investigação. Ciência educ. [online]. 2011, vol.17, n.01, pp.63-81. ISSN 1516-7313.

Investigamos facetas do engajamento cognitivo, emocional e comportamental de um grupo de alunos de Ensino Médio, particularmente hábeis e empolgados durante a realização de uma atividade de investigação escolar. Coletamos os dados em uma sequência de quatro aulas de Física, gravadas em vídeo e áudio. Identificamos os períodos de maior atividade em torno dos desafios colocados pelo professor e as discussões que interferiam na condução da investigação. Analisamos interações entre os alunos com base nos conceitos psicanalíticos de “grupo de trabalho” e “suposições básicas”. Aspectos da configuração do grupo e a qualidade das interações trouxeram implicações para seu desenvolvimento em diferentes dimensões. Verificamos que a situação de aprendizagem mobilizou múltiplos aspectos do engajamento dos alunos no nível da atividade e no nível da tarefa de aprendizagem. Concluímos que, sem o auxílio do professor, mesmo alunos hábeis e engajados ficam sujeitos a fugas inconscientes de tarefas de aprendizagem que exigem engajamento cognitivo.

Palavras-chave : Grupo de Trabalho; Engajamento; Atividades de Laboratório; Atividade de Investigação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )