SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número01Atenção: alunos engajados análise de um grupo de aprendizagem em atividade de investigaçãoConstruindo argumentação na sala de aula: a presença do ciclo argumentativo, os indicadores de alfabetização científica e o padrão de Toulmin índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313

Resumen

ROSA, Maria Inês Petrucci  y  PAVAN, Adriana Cristina. Discursos híbridos nas memórias das licenciaturas em ciências em uma instituição universitária. Ciência educ. [online]. 2011, vol.17, n.01, pp.83-96. ISSN 1516-7313.

Esse trabalho investiga memórias de uma instituição universitária com tradição em formação docente no que se refere aos processos de reformulação curricular da última década. Para isso, foram entrevistados professores e professoras dos programas de licenciaturas em ciências, numa perspectiva metodológica afinada com a noção de rememoração e de narrativa em W. Benjamin. Os discursos produzidos durante a reconfiguração curricular das licenciaturas em questão evidenciaram hibridismos produzidos nos campos disciplinares em disputa no currículo em transformação.

Palabras clave : Currículo; Formação de Professores; Hibridismo; Memórias e Licenciatura em Ciências.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )