SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número01Discursos híbridos nas memórias das licenciaturas em ciências em uma instituição universitáriaReflexões acerca das diferentes visões de alunos do ensino médio sobre a origem da diversidade biológica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313

Resumo

SASSERON, Lúcia Helena  e  CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. Construindo argumentação na sala de aula: a presença do ciclo argumentativo, os indicadores de alfabetização científica e o padrão de Toulmin. Ciência educ. [online]. 2011, vol.17, n.01, pp.97-114. ISSN 1516-7313.

O que subjaz à construção dos argumentos em sala de aula é o tema central deste trabalho. As orientações para a observação deste processo são os trabalhos sobre o papel da fala e dos diferentes discursos em sala de aula, bem como os elementos que estão em jogo quando se pretende alcançar a Alfabetização Científica. Analisamos discussões ocorridas em sala de aula e, a partir dos resultados obtidos, foi possível tecer relações entre estes dois temas de estudo da Didática das Ciências e encontrar indícios da existência de um ciclo por meio do qual as argumentações ganham coerência e completude.

Palavras-chave : Argumentação; Alfabetização Científica; Padrão de Argumentação de Toulmin.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )