SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número01Construindo argumentação na sala de aula: a presença do ciclo argumentativo, os indicadores de alfabetização científica e o padrão de ToulminEnsino de ciências e educação ambiental no nível fundamental: análise de algumas estratégias didáticas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313

Resumen

COSTA, Leandro de Oliveira; MELO, Paula Leite da Cunha e  y  TEIXEIRA, Flávio Martins. Reflexões acerca das diferentes visões de alunos do ensino médio sobre a origem da diversidade biológica. Ciência educ. [online]. 2011, vol.17, n.01, pp.115-128. ISSN 1516-7313.

Considerando a grande polêmica gerada sobre o tema “A origem da diversidade biológica” bem como sua importância e abrangência para as ciências da vida, buscamos avaliar e discutir a forma com que os alunos que estão no final do Ensino Médio, na cidade de Teresópolis-RJ, se relacionam com o referido assunto. Por intermédio de uma análise quantitativa, realizada por meio de um questionário estruturado baseado na escala de Likert, procuramos identificar as tendências de pensamento dos estudantes, sejam elas evolucionistas ou criacionistas, traçando um paralelo entre as concepções de alunos de escolas públicas e particulares (laicas e confessionais) a fim de identificar possíveis diferenças e semelhanças entre as distintas esferas sociais e culturais.

Palabras clave : Ensino de Evolução; Ciência e Religião; Ensino de Biologia.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )