SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue01Ensino de ciências e educação ambiental no nível fundamental: análise de algumas estratégias didáticasAs analogias na revista de divulgação científica Ciência Hoje das Crianças author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313

Abstract

LEITE, Rosana Franzen  and  RODRIGUES, Maria Aparecida. Educação ambiental: reflexões sobre a prática de um grupo de professores de química. Ciência educ. [online]. 2011, vol.17, n.01, pp.145-161. ISSN 1516-7313.

Neste artigo, discutimos alguns aspectos da prática pedagógica de professores de química, com relação à Educação Ambiental no Ensino Médio. Participaram da pesquisa 13 professores de química do Ensino Médio de um município do estado do Paraná (Brasil), que responderam a uma entrevista semiestruturada. Dos discursos analisados, emergiram: as características da Educação Ambiental que esses professores procuram desenvolver em suas aulas; os objetivos de se abordarem as questões ambientais; experiências vivenciadas com a temática ambiental, e conteúdos que, na visão dos entrevistados, possibilitam relacionar conceitos químicos ao meio ambiente. Em boa parte das respostas, identifica-se uma concepção conservadora de Educação Ambiental, refletindo a maneira ainda tímida por meio da qual o professor trabalha essa temática.

Keywords : Ensino Médio; Educação Ambiental; Prática Pedagógica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )