SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número01Ensino de ciências e educação ambiental no nível fundamental: análise de algumas estratégias didáticasAs analogias na revista de divulgação científica Ciência Hoje das Crianças índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313

Resumen

LEITE, Rosana Franzen  y  RODRIGUES, Maria Aparecida. Educação ambiental: reflexões sobre a prática de um grupo de professores de química. Ciência educ. [online]. 2011, vol.17, n.01, pp.145-161. ISSN 1516-7313.

Neste artigo, discutimos alguns aspectos da prática pedagógica de professores de química, com relação à Educação Ambiental no Ensino Médio. Participaram da pesquisa 13 professores de química do Ensino Médio de um município do estado do Paraná (Brasil), que responderam a uma entrevista semiestruturada. Dos discursos analisados, emergiram: as características da Educação Ambiental que esses professores procuram desenvolver em suas aulas; os objetivos de se abordarem as questões ambientais; experiências vivenciadas com a temática ambiental, e conteúdos que, na visão dos entrevistados, possibilitam relacionar conceitos químicos ao meio ambiente. Em boa parte das respostas, identifica-se uma concepção conservadora de Educação Ambiental, refletindo a maneira ainda tímida por meio da qual o professor trabalha essa temática.

Palabras clave : Ensino Médio; Educação Ambiental; Prática Pedagógica.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )