SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número01Educação ambiental: reflexões sobre a prática de um grupo de professores de químicaAvaliação em matemática: uma leitura de concepções e análise do vivido na sala de aula índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313

Resumo

SILVA, Leandro Londero da; PIMENTEL, Naida Lena  e  TERRAZZAN, Eduardo. As analogias na revista de divulgação científica Ciência Hoje das Crianças. Ciência educ. [online]. 2011, vol.17, n.01, pp.163-181. ISSN 1516-7313.

Investigamos a frequência de utilização de analogias nos artigos da revista de divulgação científica brasileira Ciência Hoje das Crianças. Nos 143 números publicados até fevereiro de 2004, encontramos 136 apresentações analógicas em 88 artigos, e as classificamos segundo três dos critérios sugeridos por Curtis e Reigeluth (1984): 44,7% são do tipo funcional; 86,5%, do verbal, e 51,1% têm análogo trabalhado durante o desenvolvimento do alvo. Constatamos que o número de analogias variou de maneira não uniforme, sendo que a maior frequência de utilização ocorreu em 1995, quando mapeamos trinta apresentações. Quanto ao grau de concordância com o modelo Teaching with Analogies, verificamos que o estabelecimento de correspondências entre alvo e análogo não é contemplado em 58,9% dos casos, e a identificação dos limites de validade do análogo não o é em 92,2%.

Palavras-chave : Analogias; Ensino de Ciências; Divulgação Científica; Ciência Hoje das Crianças.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )