SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número01O conhecimento de polígonos e poliedros: uma análise do desempenho de alunos do ensino médio em exemplos e não-exemplosO modelo estrutural do jogo hermenêutico como fundamento filosófico da educação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313

Resumo

SOUTO, Romélia Mara Alves  e  SILVA, Sandra Freire da. Anníbal Marques da Costa e a “Matemática em Versos e Prosas”: histórias da matemática na São João Del-Rei do início do século XX. Ciência educ. [online]. 2011, vol.17, n.01, pp.219-234. ISSN 1516-7313.

Neste artigo, apresentamos os resultados de um estudo analítico-descritivo que realizamos da obra “Matemática em versos e prosas”, de Anníbal Marques da Costa, encontrada no acervo do Clube Teatral Artur Azevedo, na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), em Minas Gerais. A obra é um manuscrito, em dois volumes, produzida entre 1942 e 1954, que, com explícita intenção de divulgação da matemática, embora nunca tenha sido impressa, trata de conceitos e propriedades da matemática elementar. A investigação possibilitou-nos elaborar uma descrição seguida de uma análise histórica e crítica do texto, que foi enriquecida pelo acréscimo de algumas informações sobre o autor e a época em que ele viveu.

Palavras-chave : História da Matemática; Educação Matemática; Anníbal Marques da Costa; Matemática.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )