SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue02El descenso de las actitudes hacia la ciencia de chicos y chicas en la educación obligatoriaIniciação à pesquisa no ensino superior: desafios dos docentes no ensino dos primeiros passos author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313

Abstract

REZENDE, Flavia; DUARTE, Márcia Sampaio; SCHWARTZ, Luziane Beyruth  and  CARVALHO, Roberta Comissanha de. Qualidade da educação científica na voz dos professores. Ciência educ. [online]. 2011, vol.17, n.02, pp.269-288. ISSN 1516-7313.

O objetivo desta pesquisa foi investigar os sentidos de qualidade atribuídos por professores do Ensino Médio ao ensino de ciências. O estudo baseia-se em um grupo focal realizado com nove professores das ciências naturais e de matemática de escolas públicas e privadas da cidade do Rio de Janeiro. A análise do discurso dos professores baseou-se na perspectiva sociocultural de Wertsch, que integra os conceitos fundamentais da filosofia da linguagem de Bakhtin. Inventariamos perspectivas de qualidade presentes nos discursos dos professores e seu diálogo com diferentes linguagens sociais. Apesar das diferenças entre contextos educacionais e linguagens sociais usadas pelos professores, percebemos um sentido negativo de qualidade atribuído por todos eles à educação científica. Assim, os professores enunciam o que seria a suposta qualidade por meio do discurso sobre sua falta. Identificamos tensões que problematizam suas perspectivas de qualidade acerca do currículo, do trabalho docente, da aprendizagem, das tecnologias e da legislação educacional.

Keywords : Ensino de Ciências; Professores; Análise do Discurso; Qualidade de Ensino.

        · abstract in English     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )