SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número02Iniciação à pesquisa no ensino superior: desafios dos docentes no ensino dos primeiros passosA (re)construção dos conceitos de natureza, meio ambiente e educação ambiental por professores de duas escolas públicas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313

Resumen

FEITOSA, Raphael Alves; LEITE, Raquel Crosara Maia  y  FREITAS, Ana Lúcia Ponte. “Projeto aprendiz”: interação universidade-escola para realização de atividades experimentais no ensino médio. Ciência educ. [online]. 2011, vol.17, n.02, pp.301-320. ISSN 1516-7313.

O Projeto “Aprendiz” é uma iniciativa do Programa de Educação Tutorial da Biologia da UFC, cuja ação de destaque é o incentivo à reativação de laboratórios de aulas práticas de ciências em escolas públicas de Fortaleza. O objetivo desta pesquisa é investigar as expectativas e dificuldades dos docentes para a implantação de atividades experimentais, durante a aplicação do “Projeto Aprendiz”, bem como a superação destes obstáculos. Buscamos desvelar o potencial que a interação universidade/escola pública, professores e licenciandos possui para a formação de docentes de Ciências e Biologia. Apesar das diversas dificuldades, o trabalho conjunto de professores em exercício e futuros docentes trouxe contribuição para a formação de ambos. Com a pesquisa, professores, licenciandos e pesquisadores tiveram a possibilidade de expressar suas concepções e refletir sobre a realização de atividades práticas nas escolas públicas.

Palabras clave : Atividades Experimentais; Formação de Professores; Ensino de Ciências.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )