SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue02“Projeto aprendiz”: interação universidade-escola para realização de atividades experimentais no ensino médioImaginário político e colonialidade: desafios à avaliação qualitativa das políticas públicas de educação ambiental author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313

Abstract

LIMA, Aguinel Messias de  and  OLIVEIRA, Haydée Torres de. A (re)construção dos conceitos de natureza, meio ambiente e educação ambiental por professores de duas escolas públicas. Ciência educ. [online]. 2011, vol.17, n.02, pp.321-337. ISSN 1516-7313.

Esta pesquisa foi realizada com professores de duas escolas públicas com o objetivo de (re) construir conceitos de natureza, meio ambiente e Educação Ambiental (EA). Na primeira etapa de coleta de dados, foi utilizado um formulário com questões abertas aplicadas a 23 professores da Escola Estadual de Ensino Médio e a sete professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental. Na segunda etapa, foi realizada uma “oficina conceitual” em cada escola. Os professores da Escola de Ensino Médio possuem formação acadêmica diversa, e os da escola de Ensino Fundamental são formados em Pedagogia. As análises dos resultados apontaram, em ambas escolas, uma mudança conceitual de EA preservacionista/recursista para transformadora; de meio ambiente como biosfera para o multidimensional; de natureza naturalista para uma perspectiva socioambiental. Por meio deste estudo, propõe-se discutir uma proposta de EA a partir da (re) construção de saberes com a coletividade de professores.

Keywords : Natureza; Meio Ambiente; Educação Escolar; (Re) Construção de Conceitos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )