SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue02Imaginário político e colonialidade: desafios à avaliação qualitativa das políticas públicas de educação ambientalO ciclo hidrológico como chave analítica interpretativa de um material didático em geologia author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313

Abstract

AIRES, Berenice Feitosa da Costa  and  BASTOS, Rogério Pereira. Representações sobre meio ambiente de alunos da educação básica de Palmas (TO). Ciência educ. [online]. 2011, vol.17, n.02, pp.353-364. ISSN 1516-7313.

As representações sociais sobre meio ambiente, de 791 alunos da Educação Básica de Palmas (TO), no Ensino Fundamental e Médio das redes privada, municipal e estadual, foram investigadas mediante análise de documentos e pesquisa de campo, utilizando-se a técnica de mapas mentais. A identificação dos elementos das representações de meio ambiente, apresentada pelos alunos, tomou por base a análise global dos desenhos de cada aluno das fases de Ensino Fundamental I e II, e Ensino Médio. Possivelmente, as origens das representações categorizadas estejam associadas, sobretudo, aos discursos dos professores e à própria vivência de cada aluno, à percepção que cada um tem do ambiente/lugar no qual resid

Keywords : Meio Ambiente; Representações Sociais; Educação Básica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )