SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número02Imaginário político e colonialidade: desafios à avaliação qualitativa das políticas públicas de educação ambientalO ciclo hidrológico como chave analítica interpretativa de um material didático em geologia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313

Resumen

AIRES, Berenice Feitosa da Costa  y  BASTOS, Rogério Pereira. Representações sobre meio ambiente de alunos da educação básica de Palmas (TO). Ciência educ. [online]. 2011, vol.17, n.02, pp.353-364. ISSN 1516-7313.

As representações sociais sobre meio ambiente, de 791 alunos da Educação Básica de Palmas (TO), no Ensino Fundamental e Médio das redes privada, municipal e estadual, foram investigadas mediante análise de documentos e pesquisa de campo, utilizando-se a técnica de mapas mentais. A identificação dos elementos das representações de meio ambiente, apresentada pelos alunos, tomou por base a análise global dos desenhos de cada aluno das fases de Ensino Fundamental I e II, e Ensino Médio. Possivelmente, as origens das representações categorizadas estejam associadas, sobretudo, aos discursos dos professores e à própria vivência de cada aluno, à percepção que cada um tem do ambiente/lugar no qual resid

Palabras clave : Meio Ambiente; Representações Sociais; Educação Básica.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )