SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue02Representações sobre meio ambiente de alunos da educação básica de Palmas (TO).Analisando a implementação de uma abordagem CTS na sala de aula de química author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313

Abstract

MARTINS, José Roberto Serra; GONCALVES, Pedro Wagner  and  CARNEIRO, Celso Dal Ré. O ciclo hidrológico como chave analítica interpretativa de um material didático em geologia. Ciência educ. [online]. 2011, vol.17, n.02, pp.365-382. ISSN 1516-7313.

Desenvolveu-se modelo de análise da concepção geocientífica veiculada em livros didáticos de Ensino Superior, baseado no ciclo da água, sua dinâmica, fluxos e interações. O modelo forneceu bons resultados, ao ser aplicado ao livro “Challenge of the Natural Environment”, de Knapp, Ross e McCrae, que descrevem diferentes categorias de riscos geológicos. No ensino de geociências é fundamental distinguir entre os objetos de investigação e de estudo. Os estudos geológicos buscam recompor o objeto de estudo da Geologia - o processo histórico-geológico - a partir das formas fixadas em rochas e materiais sólidos. O objeto de investigação é a parte acessível da Terra: a crosta, com sua ampla variedade de estruturas, composições, tramas e texturas de rochas. Ao se distinguir objeto de estudo e de investigação, avaliam-se objetivamente riscos ocasionados: (a) pelo desconhecimento dos fenômenos naturais ou (b) quando se desconsideram efeitos de atividades antrópicas sobre a natureza.

Keywords : Ciclo Hidrológico; Epistemologia; Geologia; Livro Didático; Ensino de Ciências da Terra.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )