SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número02O ciclo hidrológico como chave analítica interpretativa de um material didático em geologiaAproximación didáctica a la termodinámica con modelos y literatura de ciencia ficción. índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313

Resumen

FIRME, Ruth do Nascimento  y  AMARAL, Edenia Maria Ribeiro do. Analisando a implementação de uma abordagem CTS na sala de aula de química. Ciência educ. [online]. 2011, vol.17, n.02, pp.383-399. ISSN 1516-7313.

Neste artigo, analisamos como dois professores de química desenvolveram, em sala de aula, uma intervenção didática previamente planejada com enfoque CTS, buscando identificar obstáculos e dificuldades para o estabelecimento de uma prática docente pautada nessa perspectiva de ensino. As aulas foram filmadas, transcritas e os dados analisados a partir da dinâmica discursiva estabelecida entre professores e alunos. A análise apontou que dificuldades no desenvolvimento das atividades podem estar associadas não somente à prática docente, mas também a fatores tais como: ausência de informações técnicas e científicas sobre o tema; velocidade da inovação tecnológica; complexidade cientifica na abordagem de alguns temas; dificuldade em articular adequadamente conceitos científicos com questões tecnológicas, associadas a um tema social relevante; e dificuldade de material didático que suporte as discussões de temas específicos na sala de aula.

Palabras clave : Ensino de Química; Implementação de Abordagem CTS.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )