SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número02Aproximación didáctica a la termodinámica con modelos y literatura de ciencia ficción.Professores de matemática em atividade de ensino: contribuições da perspectiva histórico-cultural para a formação docente índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313

Resumo

PAULO, Iramaia Jorge Cabral de  e  MOREIRA, Marco Antonio. O problema da linguagem e o ensino da mecânica quântica no nível médio. Ciência educ. [online]. 2011, vol.17, n.02, pp.421-434. ISSN 1516-7313.

Neste artigo, é discutida a questão básica da linguagem e da captação de significados da Mecânica Quântica (MQ) como uma questão relevante para a inserção dos seus conceitos fundamentais no Ensino Médio. Sabe-se que a linguagem é fundamental para a compreensão da ciência e a construção de conceitos científicos que, ao mesmo tempo em que são específicos, podem se generalizar no contexto da vida cotidiana. A preocupação com a linguagem configurada e utilizada pela MQ foi evidenciada pelos seus próprios autores. Diante do problema da relação entre a linguagem clássica e a quântica, este trabalho mostra a opção da manutenção da linguagem clássica modificando-se a lógica para tratar os fenômenos quânticos, buscando-se localizar essa opção do ponto de vista epistemológico e suas implicações para o ensino.

Palavras-chave : Linguagem; Mecânica Quântica; Ensino Médio.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )