SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue02Professores de matemática em atividade de ensino: contribuições da perspectiva histórico-cultural para a formação docenteMultimodos e múltiplas representações, aprendizagem significativa e subjetividade: três referenciais conciliáveis da educação científica author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313

Abstract

LUCCAS, Simone  and  BATISTA, Irinéa de Lourdes. O papel da matematização em um contexto interdisciplinar no ensino superior. Ciência educ. [online]. 2011, vol.17, n.02, pp.451-468. ISSN 1516-7313.

Esse artigo apresenta um estudo a respeito das contribuições que o ensino de matemática pode proporcionar à formação de alunos de um curso do Ensino Superior na área de administração. O estudo discute como o ensino e a aprendizagem do conhecimento matemático podem subsidiar a formação de um administrador, não somente no sentido da compreensão do conhecimento matemático, mas, também, na análise de fenômenos ou problemas existentes em seu entorno sociocultural. A estruturação para o trabalho com o conhecimento matemático dá-se por meio de: um circuito epistemológico do conhecimento, que é proposto pela matematização horizontal e vertical; contextualização adequada de fenômenos da realidade; descontextualização do objeto matemático; e, por fim, recontextualização dessa estrutura em novas problemáticas, implicando necessariamente uma ação interdisciplinar.

Keywords : Educação Matemática; Epistemologia; Interdisciplinaridade; Ensino Superior; Matematização.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )