SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número02Professores de matemática em atividade de ensino: contribuições da perspectiva histórico-cultural para a formação docenteMultimodos e múltiplas representações, aprendizagem significativa e subjetividade: três referenciais conciliáveis da educação científica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313

Resumo

LUCCAS, Simone  e  BATISTA, Irinéa de Lourdes. O papel da matematização em um contexto interdisciplinar no ensino superior. Ciência educ. [online]. 2011, vol.17, n.02, pp.451-468. ISSN 1516-7313.

Esse artigo apresenta um estudo a respeito das contribuições que o ensino de matemática pode proporcionar à formação de alunos de um curso do Ensino Superior na área de administração. O estudo discute como o ensino e a aprendizagem do conhecimento matemático podem subsidiar a formação de um administrador, não somente no sentido da compreensão do conhecimento matemático, mas, também, na análise de fenômenos ou problemas existentes em seu entorno sociocultural. A estruturação para o trabalho com o conhecimento matemático dá-se por meio de: um circuito epistemológico do conhecimento, que é proposto pela matematização horizontal e vertical; contextualização adequada de fenômenos da realidade; descontextualização do objeto matemático; e, por fim, recontextualização dessa estrutura em novas problemáticas, implicando necessariamente uma ação interdisciplinar.

Palavras-chave : Educação Matemática; Epistemologia; Interdisciplinaridade; Ensino Superior; Matematização.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )