SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número02O papel da matematização em um contexto interdisciplinar no ensino superiorA multimodalidade em textos de popularização científica: contribuições para o ensino de ciências para crianças índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313

Resumen

LABURU, Carlos Eduardo; BARROS, Marcelo Alves  y  SILVA, Osmar Henrique Moura da. Multimodos e múltiplas representações, aprendizagem significativa e subjetividade: três referenciais conciliáveis da educação científica. Ciência educ. [online]. 2011, vol.17, n.02, pp.469-487. ISSN 1516-7313.

A linha de pesquisa em multimodos e múltiplas representações vem atualmente sendo inspiradora de ações instrucionais na educação científica. Partindo dos fundamentos que justificam um encaminhamento didático à luz dessas referências, este trabalho procura mostrar que há compatibilidade dos seus fundamentos com a teoria da aprendizagem significativa de Ausubel e com as questões levantadas pelas pesquisas que indicam a necessidade de se considerar a subjetividade dos alunos presentes numa sala de aula. Essencialmente, procuramos argumentar que a promoção de um ensino por meio de multimodos e múltiplas representações é consistente com o ambiente plural das subjetividades existentes numa sala de aula e com uma aprendizagem significativa.

Palabras clave : Multimodos e Múltiplas Representações; Aprendizagem Significativa; Subjetividade.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )