SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número02O papel da matematização em um contexto interdisciplinar no ensino superiorA multimodalidade em textos de popularização científica: contribuições para o ensino de ciências para crianças índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313

Resumo

LABURU, Carlos Eduardo; BARROS, Marcelo Alves  e  SILVA, Osmar Henrique Moura da. Multimodos e múltiplas representações, aprendizagem significativa e subjetividade: três referenciais conciliáveis da educação científica. Ciência educ. [online]. 2011, vol.17, n.02, pp.469-487. ISSN 1516-7313.

A linha de pesquisa em multimodos e múltiplas representações vem atualmente sendo inspiradora de ações instrucionais na educação científica. Partindo dos fundamentos que justificam um encaminhamento didático à luz dessas referências, este trabalho procura mostrar que há compatibilidade dos seus fundamentos com a teoria da aprendizagem significativa de Ausubel e com as questões levantadas pelas pesquisas que indicam a necessidade de se considerar a subjetividade dos alunos presentes numa sala de aula. Essencialmente, procuramos argumentar que a promoção de um ensino por meio de multimodos e múltiplas representações é consistente com o ambiente plural das subjetividades existentes numa sala de aula e com uma aprendizagem significativa.

Palavras-chave : Multimodos e Múltiplas Representações; Aprendizagem Significativa; Subjetividade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )