SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número03A pesquisa educacional como atividade curricular na formação de licenciandos de química índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313

Resumo

GALVAO, Cecília; REIS, Pedro  e  FREIRE, Sofia. A Discussão de controvérsias sociocientíficas na formação de professores. Ciência educ. [online]. 2011, vol.17, n.03, pp.505-522. ISSN 1516-7313.

A promoção da compreensão da natureza da ciência constitui um dos eixos fundamentais dos currículos de ciências actuais, procurando que os alunos entendam a produção do conhecimento científico e tomem decisões sobre assuntos de base científica com impacto directo na sua vida. Contudo, a investigação demonstra que os professores não integram esta vertente no seu ensino, comprometendo as aprendizagens dos alunos sobre esta temática. Num outro sentido, a investigação atribui potencialidades à discussão de assuntos sociocientíficos controversos na escola na construção de uma imagem de ciência mais real. Com este estudo, pretende-se compreender como é que um conjunto de 29 professores-formandos, de um mestrado em Educação, avalia as potencialidades deste tipo de metodologia. Apesar das avaliações bastante positivas, constata-se a necessidade de continuar a apoiar estes professores na implementação destas actividades com os seus alunos de modo a desenvolverem o conhecimento necessário à sua implementação.

Palavras-chave : Formação de Professores; Ensino de Ciências; Discussão; Controvérsias Sócio-Científicas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )