SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número03A Discussão de controvérsias sociocientíficas na formação de professoresAutoria no ensino de química: análise de textos escritos por alunos de graduação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313

Resumo

SANGIOGO, Fábio André; WOYCIECHOSWSKY, Raquel; ROSA, Simone Albrecht da  e  MALDANER, Otavio Aloísio. A pesquisa educacional como atividade curricular na formação de licenciandos de química. Ciência educ. [online]. 2011, vol.17, n.03, pp.523-540. ISSN 1516-7313.

O artigo reflete sobre a atividade de pesquisa educacional desenvolvida no componente curricular Pesquisa em Ensino de Química II, um dos componentes de iniciação à pesquisa educacional no curso de Química-Licenciatura da UNIJUÍ. Licenciandos, por meio de questionário respondido por acadêmicos de Química e da terceira série do Ensino Médio, identificaram diferentes níveis de significação envolvendo conceitos científicos fundamentais na compreensão das transformações químicas e seus efeitos térmicos. As respostas foram agrupadas segundo sua semelhança, resultando na construção de quatro categorias de análise para ambos os grupos. Foram consultados, também, livros didáticos de química do Ensino Médio e do Ensino Superior, que abordam o tema investigado. Com base no relato da pesquisa desenvolvida por licenciandos, conclui-se que a iniciação à pesquisa educacional pode ser realizada como atividade curricular, de modo a potencializar a formação do professor também como pesquisador de sua prática.

Palavras-chave : Pesquisa em Educação; Ensino de Química; Formação de Professores; Ensino Superior; UNIJUÍ.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )