SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue03A pesquisa educacional como atividade curricular na formação de licenciandos de químicaPós-graduação e pesquisa em ensino de biologia no Brasil: um estudo com base em dissertações e teses author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313

Abstract

FERREIRA, Luciana Nobre de Abreu  and  QUEIROZ, Salete Linhares. Autoria no ensino de química: análise de textos escritos por alunos de graduação. Ciência educ. [online]. 2011, vol.17, n.03, pp.541-558. ISSN 1516-7313.

A utilização de textos de divulgação científica no ensino formal tem sido discutida por pesquisadores da área de educação em ciências. Tais discussões sugerem que esses textos podem funcionar como instrumento de motivação em sala de aula, organizando explicações e estimulando debates. Nesta perspectiva, foi aplicada uma proposta de ensino pautada no uso de capítulos do livro Tio Tungstênio: Memórias de uma Infância Química, de Oliver Sacks. A proposta, que envolveu a produção de textos, pelos estudantes, sobre conteúdos do livro, foi aplicada em uma disciplina do Ensino Superior de química. Os textos foram analisados segundo a Análise do Discurso de linha francesa, especificamente com relação à noção de autoria.

Keywords : Análise do Discurso; Divulgação Científica; Ensino de Química; Ensino Superior .

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )