SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número03A pesquisa educacional como atividade curricular na formação de licenciandos de químicaPós-graduação e pesquisa em ensino de biologia no Brasil: um estudo com base em dissertações e teses índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313

Resumo

FERREIRA, Luciana Nobre de Abreu  e  QUEIROZ, Salete Linhares. Autoria no ensino de química: análise de textos escritos por alunos de graduação. Ciência educ. [online]. 2011, vol.17, n.03, pp.541-558. ISSN 1516-7313.

A utilização de textos de divulgação científica no ensino formal tem sido discutida por pesquisadores da área de educação em ciências. Tais discussões sugerem que esses textos podem funcionar como instrumento de motivação em sala de aula, organizando explicações e estimulando debates. Nesta perspectiva, foi aplicada uma proposta de ensino pautada no uso de capítulos do livro Tio Tungstênio: Memórias de uma Infância Química, de Oliver Sacks. A proposta, que envolveu a produção de textos, pelos estudantes, sobre conteúdos do livro, foi aplicada em uma disciplina do Ensino Superior de química. Os textos foram analisados segundo a Análise do Discurso de linha francesa, especificamente com relação à noção de autoria.

Palavras-chave : Análise do Discurso; Divulgação Científica; Ensino de Química; Ensino Superior .

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )