SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue03Autoria no ensino de química: análise de textos escritos por alunos de graduaçãoParticipação em uma comunidade virtual de prática desenhada como meio de diminuir a lacuna pesquisa-prática na educação em biologia author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313

Abstract

TEIXEIRA, Paulo Marcelo Marini  and  MEGID NETO, Jorge. Pós-graduação e pesquisa em ensino de biologia no Brasil: um estudo com base em dissertações e teses. Ciência educ. [online]. 2011, vol.17, n.03, pp.559-578. ISSN 1516-7313.

Este artigo apresenta resultados de pesquisa que descreve o conjunto de dissertações e teses sobre o ensino de Biologia no Brasil. Foram identificados, por meio de bancos de informações bibliográficas, 351 trabalhos defendidos no período de 1972 a 2004. Essa produção é aqui descrita, sendo caracterizadas algumas de suas tendências com base nos seguintes descritores: autor e orientador do trabalho; grau de titulação acadêmica; instituição de origem do trabalho; ano de defesa; distribuição geográfica; e fomento. Os resultados são explicitados de modo a se ampliar a divulgação das pesquisas no campo do ensino de Biologia e se desenvolverem descrições e análises que permitam compreender melhor a formação e o desenvolvimento dessa subárea de pesquisa no Brasil.

Keywords : Pesquisa; Produção Acadêmica; Ensino de Biologia; Dissertações; Teses; Brasil .

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )