SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número03Pós-graduação e pesquisa em ensino de biologia no Brasil: um estudo com base em dissertações e tesesAbordagem temática e contextos de vida em uma prática educativa em ciências e biologia na EJA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313

Resumo

EL-HANI, Charbel Niño  e  MARIA GRECA, Ileana. Participação em uma comunidade virtual de prática desenhada como meio de diminuir a lacuna pesquisa-prática na educação em biologia. Ciência educ. [online]. 2011, vol.17, n.03, pp.579-601. ISSN 1516-7313.

Este trabalho apresenta resultados relativos à participação numa comunidade virtual de prática (ComPratica) desenhada como ferramenta para diminuir a lacuna pesquisa-prática na educação em biologia. A ComPratica reúne professores do Ensino Médio, licenciandos, pesquisadores e estudantes (graduação e pós-graduação), e inclui fóruns e chats sobre assuntos relacionados ao ensino de biologia. Uma atividade central na comunidade é a construção de pesquisa colaborativa, situada nas condições reais das salas de aula, envolvendo professores e pesquisadores em equipes não hierarquizadas. O sucesso inicial da comunidade é indicado pelo alto nível de participação, envolvendo 25% dos membros; pela diversidade de atividades e temas em seu interior; e pelo desenvolvimento de 8 projetos de pesquisa focados, sobretudo, em questões levantadas pelos professores. Neste artigo, apresentamos a ComPratica, discutimos dados relativos à participação dos membros, às visões dos professores sobre a comunidade, e relatamos achados de uma análise temática das mensagens enviadas em seus fóruns.

Palavras-chave : Comunidade de Prática; Desenvolvimento Profissional; Lacuna Pesquisa-Prática; Formação de Professores.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )