SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número03Termorregulación de lagartos en la formación de profesores de ciencias naturales y educación ambientalEnsino de ciências e formação profissional em saúde de nível médio: representações sociais e visões de ciência índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313

Resumen

PICCININI, Cláudia Lino. O discurso sobre a consciência em memoriais de educadores ambientais. Ciência educ. [online]. 2011, vol.17, n.03, pp.679-692. ISSN 1516-7313.

Tendo como ponto de partida pesquisa que analisou os caminhos de formação e de atuação profissional de um grupo de educadores ambientais, chamaram a atenção aspectos da narrativa que denominei de “discurso sobre a consciência”. Trabalhando com base em memoriais autobiográficos destes educadores, e tendo como aporte teórico-metodológico a teoria da enunciação de Bakhtin (1986 e 2003), verificou-se que a visão manifesta não surgiu como consciência de classe, mas, em sua maioria, como consciência ingênua, mesclada ao desejo de poder contribuir para as mudanças das contradições socioambientais do capitalismo, sem assumir um papel de confronto à ideologia dominante.

Palabras clave : Formação de Professores; Educação Ambiental; Autobiografia.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )