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Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313

Resumen

FREITAS, Jairo Dias de  y  REIS, Silvia Barreiros dos. Ensino de ciências e formação profissional em saúde de nível médio: representações sociais e visões de ciência. Ciência educ. [online]. 2011, vol.17, n.03, pp.693-704. ISSN 1516-7313.

A noção de causalidade e de ordem permeia o entendimento das questões da vida, mesmo em uma visão dogmática. Partindo deste pressuposto, é plausível estudar o que dá sentido nas justificativas que embasam uma visão dogmática da ciência e que comumente tratamos de cientificismo. Com base em uma triangulação metodológica, desenvolveu-se um estudo de cunho qualitativo a fim de se mapearem, através das representações sociais, os elementos que fundamentam uma visão dogmática da ciência, considerando, como hipótese alternativa, uma visão otimista. Trabalhando com alunos do primeiro ano de um curso profissionalizante de Ensino Médio em saúde, observamos a presença de certos elementos do discurso cientificista ancorados, sobretudo, na ideia da ciência como único conhecimento. Assim, faz-se premente a historicização do saber-fazer cientifico, a fim de se contextualizar a ciência como produção humana.

Palabras clave : Cientificismo; Representação Social; Ensino de Ciências.

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