SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número03Ensino de ciências no fundamental 1: perfil de um grupo de professores em formação continuada num contexto de alfabetização científicaEvolução conceitual de professores sobre o movimento diário da esfera celeste índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313

Resumen

LABURU, Carlos Eduardo  y  SILVA, Osmar Henrique Moura da. O laboratório didático a partir da perspectiva da multimodalidade representacional. Ciência educ. [online]. 2011, vol.17, n.03, pp.721-734. ISSN 1516-7313.

Este trabalho dá continuidade às reflexões existentes na literatura da área de educação científica que tratam do papel desempenhado pelo laboratório didático no ensino das ciências. Ao situar o laboratório didático a partir de uma perspectiva semiótica baseada no referencial da multimodalidade representacional, defende-se a importância desse espaço, na escola, para apropriação, consolidação e aprimoramento dos conceitos científicos. A ação experimental sobre e com os objetos do mundo natural e instrumentação envolvida é aqui ponderada como uma modalidade representacional que deveria compor o espectro multimodal de representações de ensino, com o objetivo de tornar o discurso e as ideias científicas mais integradas e significativas.

Palabras clave : Laboratório Didático; Análise Semiótica; Ensino de Ciências.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )